O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, sedia o primeiro Congresso Nacional de Trânsito (Congetran), promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-BA), e que teve abertura na manhã desta quarta-feira (19) com vasta programação até a quinta-feira (20). O evento conta com a presença de autoridades, especialistas de trânsito, agentes públicos e sociedade civil organizada.

Esse congresso tem sua realização envolvendo a Superintendência Municipal de Trânsito de Itaberaba (SMTT), do Conselho Nacional de Trânsito, do Detran Bahia e da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Dentro da grade do Congetran acontece o Fórum de Trânsito da Bahia (Fotran-Ba) – reunindo as autoridades municipais de trânsito. Também integra a programação, o Educatran-Ba – com os educadores e profissionais da área; além do encontro de Jari – para membros das Juntas Administrativas de Recurso de Infração dos municípios e do Estado.

Além das palestras, acontecem cursos, oficinas e painéis, trazendo informações e atualizações sobre o tema. Como parte da abertura do evento, foi lançado a programação do Maio Amarelo Bahia – movimento nacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro.

Além das palestras, acontecem cursos, oficinas e painéis, trazendo informações e atualizações sobre o tema | FOTO: Divulgação/Ascom |

Para a coordenadora-geral de Planejamento, Gestão e Controle na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), unidade vinculada ao Ministério da Infraestrutura, Marcela Tetzner Laiz “momento especial para o debate de políticas públicas. A Bahia é uma grande escola para o Brasil. Daqui vamos dar a largada para a aplicação dessas ações”, afirmou.

O evento conta, ainda, com a participação de representantes de entidades internacionais. Segundo a presidente do Cetran-BA, Margareth Gramacho, esse evento ocorre primeiramente na Bahia por toda a organização e interdisciplinaridade entre os entes públicos “com o apoio de todos, nós estamos mostrando ao Brasil e ao mundo a nossa preocupação e as nossas ações para um trânsito cada vez mais seguro e envolvendo toda a sociedade”, concluiu.