Após retornar de missão na China, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez um balanço sobre as três principais pautas da gestão estadual no país asiático: a ponte Salvador-Itaparica; a chegada da BYD em Camaçari; e a construção do VLT do Subúrbio. Em encontro com a imprensa nesta quarta-feira (19), Jerônimo afirmou que as negociações para os três projetos avançaram, mas que ainda há assuntos pendentes com as empresas responsáveis.

 

Segundo o governador, a vinda da BYD para o município de Camaçari passará agora por um acordo da montadora chinesa com a Ford e, também, por uma articulação com o governo federal e estadual para dar incentivos para a recepção da companhia.

 

“Tem uma conversa entre a Ford e a BYD, tem um limite nosso que a gente não pode interferir. Eles pediram incentivos para a Bahia e para o Brasil. Os incentivos que vieram para a minha mesa, por exemplo, foi o IPVA, para a gente reduzir ou isentar quem comprar carros elétricos. O ICMS também, mas já tem uma lei federal de estímulo até 2032, então já está resolvido. O outro que ele pediu foi para que a gente adquirisse carros da frota de ambulâncias, de viaturas e de ônibus para poder estimular a compra, isso aí a gente vai fazer um ajuste, são carros econômicos, vamos fazer estudos de compensação”, disse Jerônimo.

 

“O quarto pedido que tem relação comigo, mas tem também com Lula. São incentivos de financiamento para poder financiar taxistas, motoristas de aplicativos e a população que não possui condição, mas esse não depende de mim. Tenho a Desenbahia, mas que não possui orçamento suficiente para isso, mas falei com Lula que se ele colocar o orçamento do BNDES a gente cria uma linha específica aqui”, completou.

 

PONTE

O governador da Bahia afirmou que as altas taxas de juros travaram o financiamento da Ponte Salvador-Itaparica por meio do governo. Jerônimo comentou que as companhias que compõem o consórcio disseram que as empresas devem buscar o presidente da China, Xi Jinping, para poder conseguir o financiamento e pagar taxas de juros menores do que as aplicadas no Brasil. 

 

“A conversa com as empresas foi muito boa. A conversa deles foi: ‘A taxa de juros de outros cantos do mundo é muito alta, se eu for tomar esse dinheiro para financiar a ponte, eu fico no débito, é melhor que o governo chinês, que possui linha de crédito bem barata, apoie a construção’. Foi essa essa conversa que Lula teve com Xi Jinping. Se o presidente da China disser que apoia, será um custo menor para o consórcio. Espero que a gente tenha atualizações ainda neste semestre”, explicou Jerônimo.

 

VLT DO SUBÚRBIO 

Jerônimo comentou que o andamento das negociações para o VLT do Subúrbio estão avançadas, mas também dependem da vinda da BYD para o estado, pois a companhia é responsável pelas obras.

 

“Eu visitei o que eles vão trazer para a Bahia. Esse projeto parece estar mais engrenado, mas está muito colado com a BYD. A BYD do VLT é a mesma da montagem de veículos elétricos”, afirmou o governador.

Foto: Daniel Senna / GOVBA