Nesta quarta-feira (12), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) realizou a operação “Refúgio”, que resultou na prisão de sete homens, incluindo um sargento da Polícia Militar já na reserva, por suspeita de participação em grupos de extermínio no interior do estado. A ação foi coordenada pela Corregedoria Geral (Coger) e contou com a participação da Força Correcional Especial Integrada de Combate a Grupos de Extermínio da SSP-BA.

Os presos são suspeitos de envolvimento em três homicídios: Josenilton Santos de Jesus, Ademário de Jesus Júnior e Héctor Franclin Gomes dos Reis. As investigações foram conduzidas pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e resultaram em decisões judiciais de prisão preventiva e temporárias.

Durante a operação, equipes da SSP-BA apreenderam uma pistola calibre 380, 16 munições e um celular na residência do ex-policial. As equipes continuam em campo nas cidades de Itaberaba e Feira de Santana, realizando capturas e apreensões de materiais.

Os integrantes do grupo criminoso foram investigados após a apreensão de materiais pela “Operação Portal”, realizada em setembro de 2020. O cruzamento de informações de armas apreendidas foi essencial para que a Força Tarefa da SSP-BA conseguisse identificar e capturar os suspeitos.

A ação contou com a participação de diversas equipes, incluindo a Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, a Corregedoria da Polícia Militar e os Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A operação “Refúgio” representa mais um passo na luta contra grupos de extermínio e a violência no estado da Bahia.