Cerca de 10 cães de rua foram mortos por envenenamento em vários bairros do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na última segunda-feira (10). Esse tipo de crueldade contra animais não é incomum na região. Moradores da cidade chapadeira estão apreensivos com a situação e temem crimes contra pessoas devido a frieza e crueldade dos criminosos.

A situação é acompanhada pelo site Em Pauta, que analisa os casos e aponta para a preocupação do povo de Rio de Contas. Isso porque os responsáveis pelos envenenamentos dos animais de rua parecem estar desafiando as autoridades policiais e zombando da população.

“Eles se sentem seguros em sua ação criminosa, acreditando que não serão punidos pelo que fizeram. Isso é particularmente perturbador, pois a violência contra animais é um sinal preocupante de comportamento futuro”, aponta texto do site.

De acordo com as informações, o caso em Rio de Contas parece ser proposital. Isso pelo fato de ser justamente o mês de abril, quando onde é reforçado a conscientização contra a crueldade aos animais. O rastro da morte passou pelas comunidades de Boa Vista e Umbuzeiro dos Santos. Semana passada, por exemplo, no distrito de Marcolino Moura, mais cães foram assassinados (veja aqui).

É fundamental que as pessoas denunciem qualquer comportamento suspeito ou cruel em relação a animais para as autoridades competentes. Fazer boletim de ocorrência e denunciar anonimamente é uma valiosa contribuição para acabar com a impunidade. Os canais para denúncia anônima na região são: cippa.lencois.cmd@pm.ba.gov.br, (75) 99951-5994 WhatsApp/Cippa, e pelo e-mail da Secretaria de Meio Ambiente de Rio de Contas ambienterc2017@gmail.com.

Jornal da Chapada