“Mais um passo importante que foi dado para o Governo da Bahia contratar a empresa que fará a gestão do hospital”. A fala é do prefeito do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP), após a publicação da cessão que passa do governo federal para o estadual a responsabilidade do Hospital Regional em Itaberaba. Essa publicação aconteceu no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10).

O Hospital Regional de Itaberaba está fechado há mais de 15 anos. Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi totalmente reformada e ampliada, ganhando ainda 10 leitos de UTI adulto. Cerca de 90% dos recursos aplicados foram do Governo do Estado e 10% como contrapartida municipal.


Para além da reforma e ampliação, o Governo do Estado enviou equipamentos de última geração como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia. São 70 leitos da unidade, sendo 10 de UTI. A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia.

Jornal da Chapada