Mais de 60 pacientes renais internados no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) tiveram alta hospitalar nos últimos 30 dias, resultado do Programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica, lançado no dia 1° de março.
Dentre eles, tinham pacientes internados há mais de 3 meses, longe do convívio familiar por falta de disponibilidade de serviço de hemodiálise próximo a seus municípios, a exemplo da aposentada Marineide Bispo dos Santos.
A moradora da zona rural de Barreiras estava internada no HGRS desde dezembro, aguardando uma vaga de hemodiálise em alguma clínica próxima à sua região. Foi uma das primeiras a receber alta depois da vaga disponibilizada para ela em Barreiras.
O momento da alta foi de muita emoção para dona Marineide, que estava ansiosa para rever os familiares, “muita vontade ver meus netos, meu marido, estou muito alegre com essa notícia”.
Para a diretora geral do Hospital Roberto Santos, Lucrécia Savernini, é um momento de alegria não apenas para os pacientes, mas também para equipe, uma vez que todo o trabalho feito dentro de um hospital é voltado para beneficia-los.
A diretora acrescentou que com o programa de cofinanciamento foram abertas 48 vagas de ambulatório no Roberto Santos e, além disso, a unidade também teve aumento no número de leitos destinados aos renais crônicos, passando de 16 para 30.