O Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizado este ano e o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está fora. Justamente em 2023, ano em que o município chapadeiro completa 300 anos de fundação. A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas e Rio de Contas pertencia à Chapada Diamantina até 2022. Assim como Rio de Contas, outros 38 municípios estão fora do mapa deste ano: Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves e Jaguaquara são alguns deles.

De acordo com o site ‘Em Pauta’, desde o ano de 2004 que essa ferramenta auxilia no Plano de Regionalização do Turismo (PRT) e identifica municípios com vocação turística ou que são impactados pelo setor, assim como as necessidades de investimentos e ações de promoção. A intenção é definir políticas públicas e alocação de recursos para o turismo na região.

O mapa reúne cidades por regiões com características similares ou complementares como aspectos históricos, geográficos, naturais e culturais. Para se cadastrar, o município precisa ter um órgão responsável pela atividade e orçamento definido para investimentos no setor. Confira aqui os municípios da Chapada Diamantina que estão no mapa de 2023.

Jornal da Chapada

FOTO: Arquivo/Manu Dias |