A equipe de Proctologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, nesta segunda-feira (27), campanha de “Conscientização e prevenção do câncer do intestino” direcionada para colaboradores, acompanhantes de pacientes e visitantes. 

 

Durante todo o dia, os integrantes do programa de residência médica em coloproctologia do HGRS fizeram triagem para colonoscopia, solicitaram exames de rastreio, orientaram sobre a prevenção e ainda encaminharam os pacientes de acordo com suas necessidades.

 

O câncer do intestino é o segundo  que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano, sendo mais frequente entre homens e mulheres com mais de 45 anos, especialmente se já tiver algum caso na família. No entanto, a boa notícia é a cura da doença quando identificada precocemente, que chega a 90% dos casos.

 

De acordo com o supervisor do programa de residência de coloproctologia do HGRS, o médico Marcus Vinícius, “para todo câncer, a principal ferramenta é a prevenção, pois é uma doença que muitas vezes não dá sinal e, geralmente, quando é descoberto, a pessoa já se encontra em um estágio avançado”.

 

No caso específico do câncer do intestino (colorretal), o instituto Nacional do Câncer relaciona os sintomas para as pessoas ficarem atentas: presença de sangue nas fezes; alteração do funcionamento do intestino; diarreia por mais de 30 dias; desconforto abdominal persistente; perda de peso sem explicação; anemia ou fraqueza sem causa aparente.

 

O maior risco de ocorrer a doença é entre pacientes com idade superior a 45 anos, que tenham pólipos no intestino; retocolite ulcerativa ou doença de Crohn ou ainda aqueles que tenham histórico familiar da doença.

 

Para evitar este tipo de câncer é necessário realizar exame de colonoscopia após 45 anos, independente de qualquer histórico ou sintoma; manter hábitos de vida saudáveis; reduzir o consumo excessivo de carnes vermelhas; evitar alimentos processados/embutidos e defumados, além de manter o peso sob controle.

 

O 27 de março foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao câncer do intestino pela Organização Mundial da Saúde, mas a campanha de conscientização e prevenção à doença ocorre durante todo o mês, intitulada de Março Azul.

 

De acordo com a médica Danilla Augusto Queiroz Azevedo, que organizou a ação juntamente com outras residentes, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doença e alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce, que resulta na cura de 90% dos casos.