O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, chegou até 200% em algumas regiões da cidade. O assunto foi motivo de crítica e preocupação na Câmara Municipal local.

A queixa de diversos moradores é a falta de condição para conseguir pagar os altos valores cobrados. Conforme o vereador Valdemir Dias (PT), uma empresa foi contratada para que fosse feito um recadastramento, o que desencadeou na cobrança de altos valores.

“A população não aguenta mais tantos aumentos. Muitas pessoas estão com dificuldade para sobreviver e não pode conviver com esses aumentos de IPTU abusivos”, disse.

Segundo o parlamentar, em relação aos alvarás, houve também aumentos ainda mais abusivos, com até 500% de aumento.

As medidas da prefeita Sheila Lemos (UB) vão de encontro a uma Lei Municipal de 2021, que instituiu o ‘Regularize’, Programa de Regularização de Dívidas Tributárias, Preços Públicos e Receitas Públicas Municipais, o qual objetivava oferecer aos contribuintes a regularização dos débitos fiscais inscritos na Dívida Ativa do Município. As informações são do A Tarde.