Tudo igual no primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano. Na tarde deste domingo (26), Jacuipense e Bahia empataram em 1 a 1, na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe. Welder abriu o placar para o Leão do Sisal, mas Everaldo marcou a favor do Tricolor.

 

A segunda partida, que vai definir o campeão estadual de 2023, acontece no próximo domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova. Quem vencer por qualquer placar levanta a taça, enquanto um novo empate leva a disputa para os pênaltis. O Bahia busca seu 50º título da competição, enquanto o Jacuipense, atual vice-campeão, tenta sua primeira conquista.

 

O JOGO

A partida começou com os dois times se respeitando e firmes na marcação, sem dar espaços. Com isso, ninguém conseguiu encaixar uma jogada ofensiva mais aguda nos primeiros minutos. A melhor chance do dono da casa, Leão do Sisal, foi aos sete numa cobrança de escanteio de Radar, Kanu cabeceou, mas a bola passou bem por cima da meta de Marcos Felipe. O Tricolor tentou responder na sequência, Cauly recebeu e cruzou rasteiro procurando Biel, mas Kanu afastou o perigo mandando para fora.

 

Aos 10, mais um duelo entre o atacante Tricolor e o defensor do Jacupa, que levou a melhor e travou o chute que ia em direção ao gol de Jean. Dois minutos depois, cruzamento de Jacaré, Gabriel Xavier tentou de cabeça e o goleiro do Leão Grená, bem posicionado, encaixou a bola. O Leão Grená chegou bem com Thiaguinho aos 18 minutos. Aos trancos e barrancos, o atacante invadiu a grande área e bateu com a esquerda, mas Marcos Felipe fez boa defesa espalmando para fora. No minuto seguinte, o Jacupa quase abriu o placar. Bom jogada pela esquerda entre Radar e Thiaguinho, que cruzou para área e, no susto, Jeam acabou cabeceando para o gol e bola passou perto da meta do Bahia.

 

Welder abre o placar para o Jacupa
O Jacuipense abriu o placar aos 24 minutos com Welder. No contra-ataque rápido, Thiaguinho é lançado, dominou e deu com açúcar para o camisa 10, que bateu cruzado no canto direito de Marcos Felipe para fazer o primeiro gol do jogo. Jacuipense 1x0 Bahia

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

Reserva do Jacupa, Jadiel acabou recebendo o cartão amarelo por invadir o campo na comemoração do gol de Welder.

 

Dois minutos depois, o Tricolor respondeu bem com Everaldo. O centroavante bateu de primeira de fora da área e obrigou Jean a fazer grande defesa para evitar o empate dos visitantes.

 

O Tricolor criou boa chance aos 33 minutos. Biel invadiu a área e cruzou rasteiro. Weverton cortou, a bola subiu e Rezende tentou de cabeça, mas mandou para fora. No minuto seguinte, Cauly recebeu de Biel na o gol, mas foi atrapalhado por Kanu na hora de finalizar e Jean fez boa defesa evitando o empate. Aos 37, Everaldo bateu forte e Jean fez outra grande intervenção espalmando para fora. Dois minutos depois, o Jacupa se segurou novamente. Boa chegada do camisa 9 do Tricolor que tocou na saída do goleiro, mas Weverton fez um corte providencial. Aos 40 foi a vez de Cauly finalizar com perigo, mas mandar para fora.

 

O Jacupa teve boa chance aos 46 minutos. Thiaguinho foi lançado, mas finalizou muito mal e mandou bem por cima da meta defendida por Marcos Felipe.

Foto: Mauricia da Matta / Bahia Notícias

 

Segundo tempo

O Jacuipense voltou dos vestiários com uma modificação. Flávio entrou no lugar de Eudair. Já o Bahia, manteve a equipe do primeiro tempo.

 

O Leão do Sisal começou a etapa complementar pressionando o Tricolor. Welder fez a jogada pela direita, mas cruzou em cima do marcador aos três minutos. Aos sete o time da capital teve chance na cobrança de escanteio, mas Kanu cabeceou bem por cima da meta defendida pelo goleiro Jean.

 

Everaldo empata para o Tricolor
O Bahia chegou ao empate com Everaldo aos 10 minutos. Lançamento de Jacaré para Matheus Bahia, que fez um belo cruzamento de primeira e Everaldo empurrou para estufar as redes. Jacuipense 1x1 Bahia

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

 

Do banco de reservas, André recebeu o cartão amarelo. Na hora da comemoração do gol de Everaldo, alguns jogadores do Tricolor invadiram o campo, mas o árbitro Marielson Alves Silva escolheu o lateral para aplicar advertência.

 

O Jacupa tentou responde logo em seguida aos 11. Jogada de Welder pela esquerda, que cruzou rasteiro, Jeam não conseguiu finalizar e Matheus Bahia afastou o perigo. O Tricolor carimbou o poste aos 14. Biel recebeu no lado esquerdo, cruzou e Everaldo matou no peito, mas quem finalizou foi Jacaré, que bateu torto e a bola parou na trave esquerda de Jean.

 

O Bahia teve outra grande chance parando em Jean aos 24 minutos. Na linha de fundo, Everaldo cruzou rasteiro para trás, o camisa 11 bateu de primeiro e o arqueiro do Leão Grená evitou a virada. No minuto seguinte foi a vez de Thiaguinho desperdiçar uma oportunidade incrível de gol. No contra-ataque, o atacante recebeu em velocidade, avançou e finalizou, Marcos Felipe fez a defesa, mas deu rebote e o atleta do Jacupa chutou por cima da meta vazia.

 

Na disputa pelo alto aos 31, Everaldo acabou acertando Kanu com o cotovelo. Os dois se desentenderam, mas o árbitro Marielson Alves Silva conseguiu controlar os ânimos dos jogadores e o defensor do Leão do Sisal recebeu o atendimento médico.

 

O Jacupa criou boa chance aos 34 minutos. Welder iniciou a trama, abriu com Jeam, que levantou para área e Robinho cabeceou com perigo, mas Marcos Felipe fez bonita defesa, pulando para encaixar a bola. Aos 39, após troca de passe com Ricardo Goulart, Jacaré finalizou cruzado e Jean fez a defesa. O Tricolor teve outra boa chance aos 44, mas Weverton travou Ricardo Goulart na hora da finalização e a bola foi para fora.

 

FICHA TÉCNICA
Jacuipense 1x1 Bahia
Campeonato Baiano - Final - 1º jogo

Local: Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe
Data: 26/03/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Marielson Alves Silva 
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira
Quarto árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
VAR: Rodrigo Nunes de Sá

Cartões amarelos: Jadiel, Vinícius Amaral (Jacuipense) / André, Matheus Bahia (Bahia)

Gols: Welder (Jacuipense) / Everaldo (Bahia)

 

Jacuipense: Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar (Eric); Fábio Bahia, Vinícius Amaral (Fábio Matos) e Eudair (Flávio); Thiaguinho (Robinho), Welder (William) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.


Bahia: Marcos Felipe; Vitor Jacaré, Marcos Victor, Kanu, Gabriel Xavier e Matheus Bahia (Chávez); Rezende (Diego Rosa), Acevedo (Mugni) e Cauly; Biel (Kayky) e Everaldo (Ricardo Goulart). Técnico: Renato Paiva.