A região chapadeira foi destaque na feira alemã de turismo em 2023 e é considerada o melhor destino do Brasil. Para os amantes da natureza, a Chapada Diamantina é perfeita. E para quem não sabe, o nome dela foi dado devido à sua história como um importante centro de extração de diamantes no século XIX.

Mas sabe quais as vantagens de viajar no outono para a região? Confirmando que não existe época ruim na Chapada, o clima é ameno no outono e as cachoeiras estão mais cheias por conta das chuvas, e as trilhas se tornam mais confortáveis para caminhar.

É possível praticar diversos esportes do ecoturismo como rapel e trilhas. Os locais mais altos são perfeitos para observar o nascer e o pôr do sol. Da mesma maneira, existem maravilhosas grutas e cavernas submersas que podem ser visitadas por meio de mergulhos guiados.

O Poço Encantado, por exemplo, é muito visitado. O local é uma gruta que abriga um lago de água translúcida. Sua profundidade, que varia de 20 a 60 metros, é nítida graças à transparência da água, e a caverna se estende por 98 metros de comprimento e 49 metros de largura.

Entre os lugares visitados também está a Cachoeira da Fumaça que no outono pode ser acessada tanto por cima quanto por baixo. A opção mais comum e de fácil acesso é o topo, que oferece uma vista deslumbrante da cachoeira. Já lá embaixo, é possível tomar banho na cascata, mas o percurso exige mais esforço físico e tem um total de 36 km, com nível de dificuldade alto.

Jornal da Chapada