‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã é Outro Dia’. Foi com esse tema que o município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, realizou sua 6ª Conferência Municipal da Saúde. O evento reuniu profissionais do setor do município para debater o tema na última quarta-feira (22).

O prefeito Ivan Almeida (PP), que esteve na conferência, ressalta a importância dos trabalhos dos profissionais de saúde e o quanto a gestão municipal tem trabalhado para manter serviços e atendimentos de qualidades. Ele também citou o valor repassado pela União e quanto o município tem que entrar de contrapartida.

“O município tem que entrar de contrapartida, chegando até 25% da renda, ultrapassando os 15% obrigatório, para manter veículos novos, médicos no município, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais funcionários que trabalham no dia a dia”, explica o gestor chapadeiro.

A palestra da conferencista Mirella Dias explicou as etapas das conferências municipais e os direitos e deveres de todos, em cada esfera do governo, ressaltando que “o município tem autonomia para tomar as decisões”.

A secretária de Saúde, Marluce Lima, no final da conferência, salientou que seriam eleitos oito delegados. Entre eles, quatro vão representar o município de Ibiquera na 11ª Conferência Estadual de Saúde em Salvador, levando as propostas da região.

Jornal da Chapada