O movimento de produtores rurais contra invasões de terra na Chapada Diamantina ganhou reforço institucional dos prefeitos da região. A parceria foi selada durante reunião na última segunda-feira (20), em Itaberaba, com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, além de sindicatos que congregam produtores.

Os prefeitos assumiram o compromisso de garantir ‘invasão zero’ na região, segundo relataram os produtores. Por outro lado, os gestores vão também ajudar a abrir diálogo com o governo estadual para fazer cumprir com agilidade as determinações de reintegração expedidas pela Justiça para terras que foram alvos de grupos invasores. Um evidente passo em direção ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região.

Participaram do encontro, os prefeitos de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB); de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos (PSDB); de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada (PSD); de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP); de Itaetê, Zenildo Matos (UB); e de Iaçu, Nixon Duarte (PSD).

“Reunião proveitosa. Precisamos de paz no campo porque invasão é crime e nós não admitiremos invasões”, declarou o empresário Marcos Moscoso, que representa o Sindicato Rural de Itaberaba e Iaçu, e atuou na articulação do encontro. “Ficou provado que se tivermos unidos, venceremos qualquer batalha para o bem do agronegócio”, completou outro produtor rural. Com dados do Informe Baiano.