A Conferência Municipal de Saúde de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, aconteceu na última sexta-feira (17), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento foi realizado pelo Conselho de Saúde com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde, com o tema: ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’. A conferência aprovou as propostas e elegeu os delegados que seguirão para a etapa estadual.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário de Saúde João Rodrigues, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roosevelt Abreu, e pelas secretárias de governo e de educação, Maria José e Nogma Brito, respectivamente. O prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) foi representado pelo secretário de comunicação, Zenildo Aragão.

Também fizeram parte da mesa de abertura Flávia Araújo, apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que apresentou a palestra magna da conferência, além do coordenador da Atenção Básica, Rodrigo Fernandes, e Quesia Santana, representando a Base Regional de Saúde.

Flávia fez críticas à lei que ficou conhecida como Teto de Gastos, aprovada em 2016 | FOTO: Divulgação |

Durante a palestra magna, Flávia Araújo destacou pontos importantes das políticas públicas para saúde na elaboração das propostas da conferência, visando o fortalecimento e a democratização do Sistema Único de Saúde. A palestrante falou da necessidade de revisar o plano municipal dos últimos anos, pensar ideias que contemplem o âmbito regional e estadual, revisar e atualizar o Sistema Nacional de Saúde considerando as inovações tecnológicas.

Flávia fez críticas à lei que ficou conhecida como ‘teto de gastos’, aprovada em 2016, que segundo ela, comprometeu o avanço na saúde pública por conta do impacto causado com os cortes de recursos para a área. Outros temas discutidos por Flávia foram a desnutrição e a insegurança alimentar que se agravou nos últimos anos.

O secretário de saúde João Rodrigues exaltou a participação coletiva na construção da conferência e lembrou a todos o legado que o SUS trouxe para a sociedade. “Hoje estamos celebrando as conquistas históricas no âmbito da saúde pública, principalmente o SUS, e construindo propostas porque ainda queremos avançar nas conquistas. Itaberaba é um polo de serviços em saúde na região, temos a policlínica, o Hospital Regional, novas unidades de saúde da família, tudo com tecnologia e qualidade para atender a população do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina que foi eleita o melhor destino turístico do país”.

O secretário de comunicação Zenildo Aragão lembrou que a conferência acontece no momento importante da história política do Brasil. “A conferência vem num momento bom. É um novo tempo em que estamos superando as turbulências vividas nos últimos quatro anos e temos a missão de reconstruir o país com propostas inovadoras, inclusivas e democráticas. Por isso estamos aqui para defender o SUS, além de garantir os direitos, a democracia e a vida”.

A conferência teve o segundo momento durante a tarde com a discussão e elaboração de propostas nos dos seguintes eixos temáticos:

1 – O Brasil que temos. O Brasil que Queremos;

2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

4 – Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes. As informações são de assessoria.