O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que sua viagem para a China, acompanhando o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também servirá para acertar detalhes do projeto de construção do VLT com a BYD. Além disso, Jerônimo comentou que a expectativa é resolver pendências para o início das obras da ponte Salvador-Itaparica “de uma vez por todas”.

 

“Temos relações em 4, 5 projetos com a China. Nós temos a possibilidade de conclusão, ou estamos discutindo com a BYD, o VLT para ver se a gente tem que mudar alguma coisa ou tocar o projeto como está. Temos a ponte, espero que a ida do Lula e a nossa ida resolva de uma vez por toda a questão da ponte. Existem questões de revisão de valores por conta da pandemia que as empresas pedem. Nós gostaríamos de ver de imediato a dragagem e a sondagem, se a gente não começar a sondagem, só começa a ponte daqui a um ano e nós já queremos ver os pilares subindo”, disse Jerônimo.

 

O governador também comentou que está em conversas para federalizar a BA-001. Segundo o petista, as negociações com o ministro dos Transportes, Renan Filho, já foram iniciadas.

 

“Aquela outra parte que começa na BA-001, nós já conversamos com o ministro dos Transportes para ver se a gente consegue federalizar, fazê-la BR. Mas se não fizer, nós vamos duplicar, é compromisso nosso, duplicar a ponte do funil, duplicar a estrada até a 242. Então nós estamos andando bem”, comentou Jerônimo.

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias