O cantor e compositor Carlinhos Brown está completando 60 anos nesta quarta-feira (23). Baiano, nascido no Candeal, em Salvador, o artista se tornou uma referência e símbolo do estado por sua origem e por toda sua trajetória artística.
Sua carreira musical começou em 1979, com o Mestre Pintado do Bongô, líder de percussão dos Sambões soteropolitanos. Logo aos 17 anos começou a tocar com grandes artistas, como Firmino de Itapoan, Banda Torna Sol, Batatina e Mirian Batucada.
Em 1981, foi a vez de ele subir em um trio no Carnaval, onde foi o dono dos instrumentos, nascendo a percurssão nos trios de Salvador. Brown ainda fez parte das bandas Acordes Verdes, liderada por Luiz Caldas, o pai do Axé Music, e de Caetano Veloso.
O cantor também foi o responsável por criar a Timbalada e os Tribalistas. Tanta participação no cenário musical rendeu a ele o título de primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar.
Dono de dois Grammy's Latinos e de um Prêmio Goya, Brown dedica sua vida não apenas a sua carreira, mas também pela educação dos jovens.
Em 1994, ele criou a Associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de jovens com a música, cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas.
Em 2018, foi criada a Candyall Educativo. Mais de 15 mil alunos passaram direta ou indiretamente pelos ensinamentos de Brown. Tanta dedicação rendeu títulos e em 2018, foi o primeiro músico nomeado Embaixador Ibero-Americano para a Cultura.
Carlinhos Brown faz 60 anos de vida e 40 de uma carreira que o tornou um dos maiores artistas do estado da Bahia.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.