A Bahia registrou, na última terça-feira (22), um aumento de 128% no número de casos ativos da Covid-19. Enquanto em 1º de novembro o estado somava 945 casos ativos, agora a quantidade de pacientes é de 2.155, conforme dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, que pertence à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Apesar do crescimento do número de casos, a Sesab ainda não considera necessário a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.
Na última terça-feira, apenas em dois dos principais pontos de testagem para Covid-19 da Prefeitura de Salvador, foram feitos 498 testes. Desses, 219 foram positivos. Os atendimentos aconteceram nas tendas localizadas nos bairros de Pau Miúdo e Barris.Além desses dois pontos, existem ainda outras 38 unidades de saúde que realizam o teste rápido.
Por conta do crescimento expressivo, o número de leitos para Covid-19 do Hospital Espanhol aumentou de 80 para 101. Ao todo, foram 10 leitos de UTI e 11 de enfermaria a mais. Na terça, a taxa de ocupação dos leitos UTI já estava em 72%. De acordo com o hospital, 60% dos pacientes internados têm mais de 60 anos e 80% não completaram o esquema vacinal.