Responsável por fazer a escolha, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter afirmou, em entrevista ao jornal suíço "Tages-Anzeiger", que a decisão de realizar a Copa do Mundo de 2022 no Catar "foi um erro". O cartola está suspenso do futebol até 2027, e renunciou ao cargo em 2015 em meio a uma investigação de corrupção na entidade.
"A escolha do Catar foi um erro. Eu era o responsável por isso, como presidente da Fifa. Na época, nós concordamos com o Comitê Executivo que a Rússia deveria receber a Copa de 2018 e os Estados Unidos a de 2022. Seria um gesto de paz entre esses países oponentes politicamente", afirmou.
Blatter entende que o Catar, escolhido em 2010, é pequeno demais para receber a Copa do Mundo. À época da definição, houve acusações de compra de votos.
"É um país pequeno demais. O futebol e o Mundial são grandes demais para isso. Para mim é claro: o Catar foi um erro. Foi uma escolha ruim", finalizou o cartola.
Acusado de corrupção e desvio de R$ 10 milhões ao lado do ex-presidente da Uefa, Michel Platini, Blatter foi recentemente absolvido pela Justiça da Suíça no caso.