Já são mais de 116 agricultores familiares da Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita), localizada no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, com a ampliação da Unidade de Produção de Frutas Desidratadas, Liofilizadas e de Barra de Cereais da cooperativa, inaugurada no sábado (22).

Abacaxi, jaca, banana, manga, mix de frutas, citrus desidratados e outros produtos da agricultura familiar já são destaque em diversos espaços de comercialização. Sidnei Queiroz é um dos agricultores que comemora o avanço. “Com essa alavancada, vamos fazer crescer a produção do abacaxi de Itaberaba. Os novos equipamentos, como o liofilizador, a câmara fria e os novos fornos, vão nos dar um grande suporte.”

O investimento é de R$ 3 milhões, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

“Antes, estávamos limitados a uma câmara fria pequena. A gente tinha produto na época de safra, mas não tínhamos como fazer o processo. E, hoje, com a ampliação, a gente poderá produzir três vezes mais, porque, além dos novos equipamentos, a gente adquiriu mais duas câmaras frias maiores, que vão dar o suporte necessário por conta da nossa produção sazonal”, explicou o presidente da Coopaita, Aderval Queiroz.

Queiroz comentou ainda sobre a renda dos cooperados que, hoje, gira em torno de mais de um salário-mínimo e mencionou a possibilidade de lançamento de novos produtos com a chegada de um maquinário utilizado na liofilização das frutas. Com a ampliação, a Coopaita passa a ter novos equipamentos, uma nova loja da fábrica e um novo escritório administrativo.

“A liofilização é um método de desidratação também, só que com uma tecnologia muito mais avançada, em que a água é retirada do produto por sublimação. Com isso, nós vamos aumentar a quantidade de produtos disponíveis para os consumidores e fazer um aproveitamento maior dos frutos de todos os cooperados”, observou a responsável técnica da Coopaita, Mariane Macedo.

Jornal da Chapada