O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, sediou a formação do programa ‘Dinheiro Direto na Escola’ (PDDE). O programa é uma das principais fontes de financiamento para garantir manutenção das escolas.
Na ocasião, foram discutidas as ações integradas, que visam fortalecer a gestão democrática e garantir autonomia das unidades de ensino, com o objetivo de promover o desenvolvimento das aprendizagens das crianças.
A assistência técnica é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e da Undime.
“É nesse sentido que para fortalecer o programa a nível municipal e também cumprir com as estratégias da Meta 19 do nosso Plano Municipal de Educação, anunciamos aos nossos gestores presentes a proposta a ser encaminhada a Câmara Municipal ainda esse ano para instituir o Programa Direito Direto na Escola Municipal – PDDEM que consiste na descentralização de recursos pelo Fundo Municipal para unidades de ensino no formato do PDDE, iniciativa que tem sido bem avaliada em outros municípios e pretendemos implementar em Itaberaba”, avaliou a secretária Nogma Andrade.
Jornal da Chapada