Com 913 candidaturas registradas para apenas 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os candidatos ao cargo de deputado estadual tiveram “vida dura” nas eleições deste ano. Alguns postulantes chegaram a ter um “gostinho” da vitória, porém não conseguiram se eleger, sendo os mais votados em diversos municípios, mas ficando de fora da seleta lista de “aprovados”.
71 cidades baianas não tiveram seus candidatos “preferidos” eleitos para uma vaga na AL-BA, totalizando 43 nomes diferentes que buscavam a eleição como deputado estadual. Os dados para o levantamento foram colhidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e organizados pelo Bahia Notícias.
O ex-candidato com o maior número de vitórias municipais foi Luciano Ribeiro (União), sendo o postulante mais votado em sete cidades diferentes, acumulando 63.640 votos. O União Brasil levou 10 nomes à AL-BA, porém o menos votado do partido foi Junior Nascimento, que totalizou 65.423. Ribeiro, inclusive, foi 35º mais votado, mas ficou de fora por conta do quociente eleitoral.
A região com maior força de Luciano Ribeiro foi o Sertão Produtivo, liderando as urnas em duas cidades e somando mais de 7 mil votos, apenas neste trecho do estado. Em seguida, a região da Chapada Diamantina também foi de relevância para o ex-candidato, com ele sendo o mais votado em dois municípios, passando dos 5 mil votos.
Luciano Ribeiro nasceu em Caculé, além de ter sido prefeito da cidade por dois mandatos, que é localizada no Sertão Produtivo, “vizinho” da Chapada Diamantina. O deputado que buscava a reeleição também foi diretor da Associação dos Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco (Amavale).
No segundo lugar em lideranças nas votações de municípios, ocorreu um empate triplo entre Fabíola Mansur (PSB), Neusa Cadore (PT) e Jusmari Oliveira (PSD), cada um com cinco “vitórias municipais”. A socialista foi a mais votada entre o trio, chegando a 58.064 votos, sendo a 42ª mais votada entre os candidatos à AL-BA.
A deputada, que buscava reeleição, ficou de fora entre as duas vagas conquistadas pelo PSB, tendo menos votos que Ângelo Almeida, que totalizou 59.841, e foi o menos votado entre os candidatos que conseguiram uma cadeira pelo partido.
A região com maior força de Fabíola Mansur foi a de Irecê, onde ela conquistou mais de 10 mil votos e liderou as urnas em dois municípios. Apesar de ser carioca, e ter recebido o título de cidadã soteropolitana, a região foi um dos principais focos de destinação de verba da deputada, com mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares. Em seu site, inclusive, Fabíola se denomina como "ireceense de coração”.
Neusa Cadore, que também buscava a reeleição, registrou 47.851 votos nestas eleições. A região de maior força da ex-candidata foi a Bacia do Jacuípe, onde ela liderou as votações em três municípios e teve mais de 8 mil votos. Assim como Fabíola, Neusa nasceu em outro estado, em Santa Catarina, mas veio à Bahia em 1984.
A deputada possui ligação com a Bacia do Jacuípe, pois foi prefeita de Pintadas, que é da região, por dois mandatos consecutivos (1997-2004), além de ter sido secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico da cidade. Além de ter sido agente pastoral social da Diocese de Ruy Barbosa, que é do Piemonte do Paraguaçu, “vizinho” da Bacia do Jacuípe.
Encerrando o empate triplo no segundo lugar, Jusmari Oliveira recebeu 44.640 votos nestas eleições, ficando abaixo dos 49.944 obtidos por Cláudia Oliveira, que ficou com a última das seis vagas do PSD na Assembleia. Jusmari também nasceu fora da Bahia e é natural do estado do Paraná.
A ex-candidata, portanto, tem ligações com os baianos, tendo formação acadêmica na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) do município de Barreiras, na Bacia do Rio Grande. A região também foi onde Jusmari teve maior força eleitoral, todas as cinco cidades onde ela liderou as votações pertencem a esta área do estado.
A socialdemocrata recebeu mais de 20 mil votos apenas na região da Bacia do Rio Grande. Além de ter estudado em Barreiras, a ex-candidata foi vereadora e prefeita do município em 2009. Por fim, Jusmari também é membro do Conselho de Honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé).
PARTIDOS
O PT foi o partido com o maior número de nomes que venceram as eleições em algum município, com 9 candidatos. Na questão quantitativa de cidades, os petistas também foram quem mais lideraram as votações, vencendo em 14 cidades baianas diferentes.
Levando em consideração os candidatos eleitos, o PSD foi a legenda com mais lideranças em votações municipais, chegando a ser o partido mais votado em 100 cidades ao redor da Bahia (veja mais aqui).
Confira a lista dos candidatos que venceram as votações em algum município, mas não foram eleitos:
- Alan Castro (PV): 1 município
- Adriano Meireles (Solidariedade): 1 município
- Angelo Santana (União) : 1 município
- Betânia Araújo (Avante): 1 município
- Bira Coroa (PT): 1 município
- Carlos Geison (Solidariedade) : 1 município
- Coronel França (PL): 1 município
- David Anjos (PL): 1 município
- Decinho (Republicanos): 1 município
- Denize da Paróquia (União): 1 município
- Dr. Ceuci (PT): 1 município
- Ellen Carvalho (PT): 1 município
- Fabíola Mansur (PSB): 5 municípios
- Flavielle de Sá (Republicanos): 1 município
- Herbert Barbosa (União): 1 município
- Jacó (PT): 1 município
- Juliano Cruz (Solidariedade): 1 município
- Juliene Vieira (PP): 1 município
- Jusmari Oliveira (PSD): 5 municípios
- Karlúcia Macêdo (MDB): 1 município
- Kátia Bacelar (PL): 1 município
- Léo da Visão (Avante): 1 município
- Luciano Ribeiro (União): 7 municípios
- Luiza de Deus (PP): 1 município
- Marcone Amaral (PSD): 2 municípios
- Marcos Medrado (PV): 1 município
- Maria Del Carmen (PT): 3 municípios
- Mario Galinho (PSDB): 1 município
- Milly Moura (União): 1 município
- Neguinho do Sindicato (PT): 1 município
- Neusa Cadore (PT): 5 municípios
- Osni (PT): 1 município
- Pablo Barrozo (PSDB): 1 município
- Pastor Ubaldino (PDT): 1 município
- Paulo Câmara (PSDB): 3 municípios
- Regiane da Saúde (PDT): 1 município
- Renan Romualdo (Republicanos): 1 município
- Ricardo Machado (PT): 2 municípios
- Silva Neto (PDT): 1 município
- Soraia Cabral (PP): 2 municípios
- Vera da Saúde (PSD): 1 município
- Zé Alberto (PSB): 3 municípios
- Zé Carlos da Cebola (PSDB): 2 municípios