Neste domingo (2), mais de 156 mil brasileiros estão aptos a votar para decidir o primeiro turno das Eleições 2022. O Metro1 reuniu as principais informações que o eleitor precisa saber antes de se dirigir às urnas: 

Horário

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação acontece das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF) — que é seguido na Bahia. Cidades com fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital federal. 

Documentação

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, E a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Os documentos podem estar com validade vencida.

Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso sua foto já aparecer por lá.

Cargos e ordem da votação 

 - deputado federal (com quatro dígitos)

- depois deputado estadual ou distrital (com cinco dígitos)

- senador (com três dígitos)

- governador (com dois dígitos)

- presidente da República (com dois dígitos).

É possível levar a "colinha" — anotar num papel os cargos e os números das candidatas e candidatos escolhidos — só não pode levar o celular para a urna. 

O eleitor também pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

Local de votação 

Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE (basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp). 

O que não pode

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores para partidos, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida propaganda eleitoral.

É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.