Meses após suas aprovações pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos antivirais, em pílulas, contra Covid-19 chegarão ao Brasil nas próximas semanas. Segundo informações do jornal O Globo, o Ministério da Saúde assinou o contrato para compra de tratamentos Paxlovid, da Pfizer, e que as primeiras remessas devem desembarcar no país "nas próximas semanas".

A pasta não fala em quantidade, mas médicos que conhecem no processo já relataram que há a possibilidade que sejam 100 mil tratamentos, nesse primeiro acordo. A Pfizer, por sua vez, não dá datas e diz que a previsão de chegada é "em breve".

A farmacêutica MSD, responsável pelo Molnupiravir — outro antiviral — não recebeu o aval para entrar no SUS e deve chegar ao país, neste primeiro momento, por meio de outro mecanismo: a oferta para iniciativa privada, em farmácias, hospitais e clínicas.

"Não temos ainda definição de custo, mas há um intervalo (de possibilidade) entre 300 e 350 dólares, por ciclo de cinco dias com oito comprimidos a cada 24 horas. A primeira importação será de mil tratamentos, mas não é um número limite, é o que conseguimos trazer rapidamente. Vamos atender a demanda que for necessária, temos produto para atender.", disse Mário Ferrari, diretor de negócios da MSD, ao jornal O Globo.