Na terça-feira (21), uma aluna do curso de direito do Centro Universitário Nobre (UNIFAN), de Feira de Santana, foi expulsa após ter feito comentários de cunho racista em sua rede social. Em postagens no Twitter, a estudante escreveu: “odeio Lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade” e ainda fez postagens em que insinuava odiar pessoas pretas e pobres. Após a repercussão das declarações, a aluna excluiu seu perfil na rede.
As publicações geraram indignação entre os alunos da UNIFAN, que realizaram protestos em frente à faculdade e fizeram denúncias à instituição. Na noite de ontem, o pró-reitor Gustavo Checcucci anunciou a expulsão da estudante em reunião com centenas de alunos.
“O conselho se reuniu pela manhã e pela tarde para discutir sobre o que estava acontecendo. Já foram tomadas as devidas providências e a aluna não faz mais parte da instituição", anunciou Checcucci.
Sara Medeiros, 22, cursa psicologia na UNIFAN e está entre os que se manifestaram a respeito da publicação da agora ex-aluna. Bolsista do ProUni e beneficiária do FIES, Sara frequentou as aulas na noite de ontem com um cartaz com a frase “Prazer, d13sgraça que Lula colocou aqui” colado à roupa.
“Assim que vi a notícia fiquei extremamente chateada e meu impulso, na mesma hora, foi de fazer algo que respondesse aquele desrespeito sem tamanho. Fiz a arte no ônibus a caminho da faculdade, chegando lá imprimi e colei nas costas. Fiquei a noite toda com ele”, afirmou Sara em entrevista à Metropole.
Em nota nas redes sociais, a UNIFAN declarou que “repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo” e que as postagens realizadas pela aluna “não condizem com os valores e a política da instituição”.