O 7 de Setembro foi de festa para a população de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Apesar do mau tempo, no início da manhã da quarta, as manifestações cívicas começaram com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Itaberaba, tarefa que coube ao prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), ao comandante do 10º Batalhão de Policia Militar, o tenente-coronel Lanzillotti, e ao tenente-coronel Lusquinhos, respectivamente.
O ato cívico contou com a presença de autoridades, representantes de entidades sociais, como uma equipe do Lions Clube de Itaberaba, liderada pelo atual presidente Ethienne Costa Magalhaes. Sobe o comando da secretária municipal de Educação, Nogma Britto, os profissionais da área marcharam pelas principais ruas da cidade, comandando estudantes das 26 unidades participantes da sede e da zona rural.
Com riqueza de detalhes e imaginação, o desfile foi dividido em alas que contavam a história do Brasil desde a sua colonização até a atualidade. Chamou a atenção de todos a presença marcante de um estudante representando D. Pedro I em seu cavalo dando o grito da independência, além dos personagens que fizeram o ciclo da cana-de-açúcar, sendo trazido até a réplica de um engenho e baús com ouro e joias, demonstrando as riquezas amealhadas pelos senhores de engenho neste período rico da história.
No que se refere à política, a escola Darcy Ribeiro trabalhou o subtema ‘República Velha’, puxando a Ditadura Militar e o Estado Novo, comandado por Getúlio Vargas. Devido à extensão do desfile, que entra para a história, nesse pós-pandemia, devido ao seu tamanho e beleza, não dá para descrever todos os pelotões, confira você mesmo na galeria de fotos.
“Depois de dois anos, em razão da pandemia, poder retornar e participar do desfile cívico do 7 de Setembro, aqui em Itaberaba, é um momento sublime e digno. Eventos assim, além da menção à tão importante data, nos renova os votos de cidadania, de educação, cultura, ética e nos conduz à meditação, a respeito da necessidade vital que temos, todos nós brasileiros, em amar nosso país, cada dia mais, e também cultivar os nossos símbolos, valores, história e sentimento de pertencer a uma grande e forte nação: o Brasil”, salienta tenente-coronel Lanzillotti.
Além da comunidade escolar, participaram do desfile, ainda, Ordem Demolay, as frotas da Polícia Militar, Rondesp, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, e as fanfaras estudantis que deram um show de evolução em frente ao palanque das autoridades, localizado na Praça JJ Seabra. Destaques para a banda Marcial, de Salinas das Margaridas (convidada) e para a fanfarra Fanedi (Itaberaba), que desfilou com farda nova e 27 novos instrumentos entregues pela Secretaria Municipal de Educação – como mais um investimento na educação e na cultura da cidade.
Jornal da Chapada