Estudantes com até 12 anos de comunidades rurais do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, participaram, na última sexta-feira (26), do Programa Pequeno Cidadão, uma ação promovida pelas secretarias municipais de Educação e de Ação Social e Cidadania, que facilita a emissão de documento de identidade para alunos do ensino fundamental. Essa etapa do projeto atendeu 40 meninos e meninas dos 1º e 2º anos e foi realizada no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado na Praça do Coqueiro.

O Programa Pequeno Cidadão ainda fornece fotografia 3×4 e segunda via de certidão de nascimento para aqueles que já possuem este documento. Todos os estudantes que participaram foram acompanhados por professores e diretoras das escolas e com a autorização dos pais ou responsável. Os alunos foram conduzidos até o SAC em veículos que fazem o transporte escolar.

A secretária da Educação no município, Nogma Brito, a gerente da Educação Básica da Secretaria de Educação, Rúbia Cristina, e a técnica pedagógica da educação infantil, Claudinéia Barbosa estiveram presentes acompanhando as atividades e recepcionando os estudantes e professores. Elas explicaram que o Programa Pequeno Cidadão está incluído no Plano Municipal para a Primeira Infância e é mais uma etapa das ações para as metas do Selo Unicef.

Ana Maria Ferreira é diretora na Escola Maria José da Costa Ramos, em Santa Quitéria, e veio acompanhando cinco crianças para participar do programa. Ela conta que dos 15 alunos matriculados no 1º e no 2º Anos, seis ainda não tinham identidade, mas só cinco puderam vir, mas elogiou o programa: “As famílias ganham muito com essa iniciativa. Além de agilizar matrículas e cadastro social, é também uma alternativa para os pais pouparem tempo e dinheiro, isso porque se eles tivessem que vir, teriam que pagar transporte e chegar cedo para conseguir ficha para serem atendidos”.

Tatiana Gomes, diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Renato Cincurá de Andrade, localizada no povoado Barro Duro, trouxe doze crianças com idade de seis e sete anos para participarem do programa. “Na escola onde estou como diretora temos mais de 90 alunos, sendo que doze deles ainda não têm documento de identidade. Agora o RG vai facilitar a vida dos pais e responsáveis que precisam levar as crianças ao médico, fazer matrícula na escola, cadastro no Bolsa Família e outros procedimentos. Isso facilita porque o RG é mais fácil de levar e também é melhor para conservar”, diz Tatiana Gomes.

Para colaborar com a ação, os funcionários do SAC adaptaram o espaço para que as crianças pudessem praticar atividades lúdicas e educativas e doaram brindes contendo lanche, doces e brinquedos para as crianças. “Tenho prazer em servir à população com o meu trabalho e hoje foi um dia muito especial porque trouxe novidades para nossa rotina de atividades. Também fico feliz em saber que estou contribuindo com uma ação que vai beneficiar famílias carentes”, contou o atendente do SAC, Low Bulhões. Com informações de assessoria.