As propagandas eleitorais na TV e no rádio se iniciam nesta sexta-feira (26). Apesar de tradicionalmente serem definidas como “gratuitas”, elas custarão aproximadamente R$ 737 milhões aos cofres públicos, na forma de isenção fiscal às emissoras que obrigatoriamente transmitirão as peças publicitárias.
Além das diversas inserções diárias de 30 segundos nas emissoras de TV e de rádio, que acontecem durante os intervalos dos programas, há também o famoso “horário eleitoral” ou “guia eleitoral”, que terá duração de 25 minutos cada um e será transmitido duas vezes por dia.
No rádio, o primeiro guia eleitoral começa às 7h da manhã, terminando às 7h25. Depois, às 12h (meio-dia), inicia-se a segunda edição do horário eleitoral, encerrando-se às 12h25.
Já na televisão, a primeira apresentação do horário eleitoral começa às 13h e termina às 13h25. Durante a noite, às 20h, o segundo guia eleitoral vai ao ar, terminando às 20h25.
Às segundas, quartas e sextas, às emissoras de TV e rádio transmitem as propagandas eleitorais de candidatos a governador (10 minutos), senador (5 minutos) e deputado estadual (10 minutos). Às terças, quintas e sábados, será a vez dos postulantes a presidente da República (12 minutos) e deputado federal (13 minutos).
TEMPO DE TV E RÁDIO
O tempo e a quantidade de inserções que cada candidato terá nas emissoras de TV e rádio foi definido com base na quantidade parlamentares que cada coligação tem no momento, entre Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Entre os candidatos à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quem tem o maior tempo, com 3 minutos e 39 segundos por guia eleitoral, além de 287 inserções.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo, com 2 minutos e 38 segundos, somados a 207 inserções. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 2 minutos e 20 segundos, além de 185 inserções.
Soraya Thronicke (União) tem 2 minutos e 10 segundos, com 170 inserções; Ciro Gomes (PDT) tem 52 segundos e 68 inserções; Roberto Jefferson (PTB) tem 25 segundos e 33 inserções; e Felipe D’Ávila (Novo) tem 22 segundos e 30 inserções.
GOVERNO DA BAHIA
Dentre os candidatos ao governo da Bahia, é ACM Neto (União) quem tem o maior tempo de televisão e rádio, com 4 minutos e 39 segundos a cada horário eleitoral, além de 457 inserções de 30 segundos cada.
Jerônimo Rodrigues (PT), candidato governista, terá o segundo maior tempo de televisão e rádio, com 3 minutos e 39 segundos por guia eleitoral, somados a 359 inserções de 30 segundos cada.
Há ainda as candidaturas de João Roma (PL), com 1 minuto e 12 segundos de horário eleitoral, além de 118 inserções diárias; e de Kleber Rosa (PSOL), com 27 segundos e 45 inserções.