Nesta terça-feira (24), a Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visitou o território Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. De acordo com a gestão estadual, o projeto que está percorrendo os 27 territórios de identidade da Bahia tem o objetivo de transformar a realidade das famílias de agricultores e agricultoras familiares e de suas comunidades.

Um desses exemplos de mudança acontece com as famílias da Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Horizonte e Canabrava, no município de Ruy Barbosa, também na Chapada. A experiência da comunidade foi apresentada por Jamille Silva, que é agricultora e atua como agente comunitária rural (ACR) na associação. Ela explicou que a associação está sendo beneficiada pelo projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com ações para o fortalecimento da bovinocultura de leite, que conta com a aquisição de equipamentos e mudas de palma para a alimentação do rebanho, que já vem trazendo resultados. A associação conta também com o apoio da Prefeitura Municipal, com o transporte para a compra coletiva de insumos.

“Começou com 150 litros de leite ao dia, mas já são quase 2.000 litros de leite ao dia. Hoje, as famílias já têm uma produção de leite fixa, que vem dando retorno, já com venda para a indústria Betânia e já recebemos proposta da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag) e isso melhora as condições do produtor, que passa a ter melhores preços para a venda. Estamos quase concluindo o projeto e com o saldo do convênio serão adquiridas bombas para a distribuição de água próxima à área de produção. O Bahia Produtiva mudou a realidade de toda a comunidade”.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que no território tem exemplos de municípios em que a agricultura familiar participa ativamente da vida econômica do município. “Ao investir na agricultura familiar, investe-se não só nesse segmento da sociedade que é tão importante, mas também na dinamização econômica dos municípios baianos. Por isso, estamos realizando a Caravana e percorrendo todos os territórios, escutando, apresentando iniciativas em execução e projetando ações para os próximos anos”.

A Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia visita Itaberaba | FOTO: Divulgação |

Qualificação da produção
Maria Benilda dos Santos Pereira, da Associação dos Remanescentes de Quilombo Flores, município de Ruy Barbosa, contou que com o apoio do projeto Bahia Produtiva à comunidade, receberá, em breve, uma cozinha comunitária para ampliar e qualificar a produção de polpas de frutas e produtos derivados da mandioca. Ela ressaltou que o projeto é resultado de um esforço coletivo que conta com a parceria da equipe técnica da CAR/SDR, da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e da Cáritas Diocesana, que apoiou a estrutura onde funciona a produção, atualmente.

Na comunidade quilombola são acompanhadas diretamente 25 famílias e a obra da construção da cozinha comunitária está em plena execução, para atender grupos de produção de polpas de frutas, bolachinhas e outros derivados da mandioca, como bolo e avoador. “A expectativa hoje é fortalecer o nosso trabalho, com mais união na comunidade e organização dos grupos, para que cresçam e melhore a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Maria Benilda.

No evento, que contou com a participação de dirigentes da SDR, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que além dos investimentos do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural do estado, diversas prefeituras baianas já destinam recursos e mão-de-obra especializada, a exemplo do acompanhamento técnico feito por engenheiros agrônomos, ambientais, civis, médicos veterinários e técnicos agrícolas. “As coisas estão mudando. Os prefeitos estão entendendo que a agricultura é muito importante e é motor de desenvolvimento para os municípios”.

Caravana Parceria Mais Forte
A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem o objetivo de apresentar à sociedade baiana as ações que vem sendo executadas pelo Governo do Estado para a agricultura familiar. De 2015 até o fim de 2022 serão investidos recursos da ordem de R$ 2,9 bilhões. A Caravana visa ainda consolidar e ampliar as ações que já vêm sendo executadas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos. Entre os objetivos está a articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural

A Caravana já passou pelos territórios de identidade Extremo Sul, Irecê, e Costa do Descobrimento. Até o dia 29 de junho de 2022 serão percorridos todos os 27 territórios de identidade do estado. A cada semana serão realizados quatro encontros nos diferentes territórios. Confira a programação no site da SDR. Com informações de assessoria.

Jornal da Chapada