O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15) que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, mutação da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará. A cepa foi identificada pela primeira vez na França e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Essa é uma variante de importância que requer monitoramento", destacou Queiroga. “Vivemos em um ambiente pandêmico, surgem variantes do vírus, algumas variantes são de importância, outras são de preocupação. Tudo o que acontece nos países nós observamos”, completou.

Queiroga afirmou, ainda, que o Brasil vive uma desaceleração de novos casos e que há cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle. “Se eu tiver que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. É importante. Então, se você não tomou, procure uma unidade de saúde”, alertou Queiroga.

Ainda não se sabe se a nova cepa é mais ou menos transmissível que as versões anteriores, nem se provoca sintomas mais graves nos infectados.

Foto: Camila Souza/GOVBA