Por pendências na realização da prova de vida, 1.740 aposentados e pensionistas da Bahia terão os seus benefícios bloqueados na folha de pagamento de março, informou o governo do estado nesta quarta-feira (10). Segundo a administração estadual, o número corresponde ao total de beneficiários convocados pela Superintendência de Previdência (Suprev) para realizar o procedimento ao longo do mês de janeiro e que até então não se recadastraram.
No total, 11.797 beneficiários deveriam se submeter à prova de vida até 31 de janeiro. Ao término do período, no entanto, apenas 7.738 deles atenderam ao chamado. O governo afirma que a Previdência ampliou por diversas vezes o prazo concedido aos beneficiários, antes de optar pela medida que gera impacto no pagamento a ser liberado no próximo dia 30 de março.
A coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado ressalta que a prova de vida é essencial para que o Estado evite pagamentos indevidos e tentativas de fraudes. “Os aposentados e pensionistas com benefício bloqueado podem inclusive ter a sua situação normalizada após cumprir procedimento”, explica. A coordenadora chama atenção também para o fato de que já na próxima terça (15) se encerra o prazo para os convocados do mês de fevereiro se submeterem ao procedimento sem risco de interrupção no pagamento. Dos 10.868 convocados para fevereiro, 3.040 ainda estão com pendências.
Regularização
O cronograma da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios. Do início do mês de março até agora, 3.985 beneficiários do total de 10.949 convocados do mês já se submeteram ao recadastramento. O grupo é o primeiro a contar com a alternativa da Prova de Vida Digital, serviço inteiramente remoto que permite a realização do procedimento de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Os retardatários de janeiro e fevereiro, no entanto, continuam com acesso à prova de vida por vídeoatendimento ou presencialmente.
Foto: Paula Fróes/GOVBA