O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (2), que o atendimento presencial nas agências sem necessidade de agendamento prévio, serão  retomados gradualmente a partir deste mês. Suspenso em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial nas agências começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.

 

De acordo com uma portaria publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma no site do governo federal para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

 

Nos casos classificados como de "Atendimento Simplificado", de baixa complexidade, e "Atendimento Específico", de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.