Duas operações deflagradas nesta terça-feira (22) pelos Ministérios Públicos da Bahia (MP-BA) e do Espírito Santo (MP-ES) prenderam 11 suspeitos de fraudes que superam R$ 130 milhões em contratos no setor de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos no município de Linhares e São Mateus, no ES, que favoreceram uma empresa no estado baiano. Dois dos mandados de prisão foram cumpridos em Salvador.
As investigações dos MPs apontam a existência de fraudes em favor de uma empresa situada na Bahia, que não teve o seu nome revelado. Segundo as informações dos órgãos, a companhia baiana contou com a colaboração ilícita de empresários e agentes públicos capixabas para vencer as licitações.
As apurações estão sendo conduzidas por quatro promotores de Justiça, com participação e apoio de 20 policiais militares, além de outros servidores. De acordo com os ministérios, as operações “Cum Claves” e “Persistência" buscam apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos para apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.
Os dois MPs atuaram, nas ações, por meio dos seus Grupos Especiais de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco-Norte e Gaeco-Ba), com a participação e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar dos MP-ES e MP-BA.