O aumento dos casos de Covid-19 na Bahia fez crescer, consequentemente, a fila de regulação para leitos de internamento em toda Bahia. Desde o início de janeiro o aumento da espera por uma vaga hospitalar ultrapassou os 900%. Em 1º de janeiro eram 25 pessoas na fila – oito para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 17 para leitos clínicos. Já na última segunda-feira (24), eram 257 baianos na espera – 75 para UTI e 182 para a enfermaria - o que representa um aumento de 928%.

O aumento foi de 837.5% quando analisados apenas os números relativos à UTI.  Já para os leitos clínicos, o crescimento foi de 970,6%.  

A estratégia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para lidar com o crescimento nos números foi aumentar, também, a quantidade de leitos. O número de leitos de UTI exclusivos para o novo coronavírus passou de 546 para 609, neste mesmo período. 

Mesmo com o crescimento, algumas regiões do estado apresentam ocupação acima de 70% para os leitos de UTI. A região Nordeste do estado, onde ficam localizados os municípios de Alagoinhas e Ribeira do Pombal, é a mais crítica, com 88%, segundo dados de monitoramento da Sesab.