O governador Rui Costa (PT) adiou dado o prazo dado por ele mesmo para definir a chapa que apoiará nas eleições de outubro deste ano. Em entrevista à Rádio Metropole, no dia 23 de dezembro, o petista disse que em janeiro definiria toda a composição do grupo para a disputa

O nome do ex-governador Jaques Wagner, seu correligionário e padrinho político, já é dado como certo para encabeçar a chapa. Restam as duas vagas no Senado. Uma delas é cotada para ser de Otto Alencar (PSD), um dos destaques na CPI da Covid. O problema fica exatamente com a outra vaga. Há pressão para que o próprio Rui saia como candidato, descompatibilizando do governo antes para ficar apto para a disputa. Numa outra vertente, o nome de João Leão (PP) aparece como provável postulanete. 

Em entrevista ao portal Bahia.BA, Rui disse que a decisão deve ficar para março. “Não acredito em nenhum anúncio até o fim de março. Todo mundo vai aguardar. Essa eleição vai ter um componente nacional muito forte. O país está muito polarizado, a pobreza avançou muito. Quando há uma polarização muito grande, outras questões viram questões menores, a questão estadual fica menor. A questão nacional fala mais alto”, disse, atrasando o prazo em mais dois meses.