Diante da alta de casos da Covid-19, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou, nesta quarta-feira (12), que as prefeituras do estado retomem a limitação a 70% de ocupação em eventos musicais, esportivos e festas que gerem grandes aglomerações. O anúncio considera a alta nos casos de Covid-19, mas não prevê o retorno da determinação de restrições em grandes eventos, como ocorreu em outros momentos da pandemia.

 

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, como exceção, há uma só determinação e não recomendação: os estádios deverão ter ocupação máxima de 70% a partir de 23/1, quanto terá início o Campeonato Paulista. “No caso de futebol, compete ao governo do estado, portanto é uma determinação e deverá ser respeitada pelas federações esportivas”, afirmou Doria, que disse que a Federação Paulista de Futebol (FPF) já foi informada das novas regras.

 

As recomendações do governo foram feitas pelo Comitê Científico, composto por médicos e pesquisadores, que auxiliam o gestão nas decisões relacionadas à pandemia. O médico João Gabbardo, coordenador do Comitê Científico, reiterou a necessidade da manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras até 31 de março, em todos os locais. “A recomendação do Comitê é para que a gente continue e aprimore todos os cuidados de higienização das mãos, uso de álcool gel e completar o esquema vacinal. Quem não tomou a segunda dose, que tome, quem não tomou a dose adicional, que tome a dose adicional”, afirmou.

 

Em relação a eventos, shows e atividades esportivas, Gabbardo disse que os organizadores e órgãos públicos devem reforçar o uso máscaras, uso de álcool em gel, e que todos os eventos e shows devem exigir o comprovante da vacinação completo e testes.