Leo Prates, secretário de Saúde municipal, falou nesta quinta-feira (06), que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Salvador enfrentam uma “avalanche” de pacientes crônicos e pacientes vasculares.
O titular da Secretaria de Saúde Municipal (SMS) avaliou a situação das UTIs da capital baiana em relação ao crescimento do número de diagnosticados com Covid-19 e gripe H3N2.
“Estamos tendo uma avalanche de pacientes crônicos agravados que ficaram com medo de se tratar durante a pandemia nas UPAS (Unidade de Pronto Atendimento), a média de regulação nas UPAS aumentando, avalanche de pacientes vasculares - especialmente AVC -, estamos tendo um surto de gripe que poderia ser evitado. Se isso for somado a uma nova onda de covid e a um surto de dengue, por exemplo, o sistema de saúde não suportará”, disse Leo em entrevista à TV Bahia.
Prates também falou sobre a chegada de vacinas contra a gripe, solicitadas pelo prefeito Bruno Reis, em Salvador (veja aqui). De acordo com ele, o transporte está sendo feito através da linha aérea Gol e as doses chegam entre a tarde desta quinta-feira (06) e a manhã de sexta (07).
Porém, a estratégia de imunização contra a gripe, denominada “Dia da Sabedoria”, deve começar no sábado (08).
“A ideia é vacinar os idosos com mais de 60 anos, cerca de 178 mil idosos de Salvador a serem vacinados”, afirmou.
Em contato, não tivemos informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de pacientes crônicos e vasculares nas UTIs até a publicação desta nota.