Do fim do ano de 2021 ao começo de 2022, a procura pelos testes rápidos (antígenos) por swab nasal e oral aumentou nas farmácias e nos postos de testagem do Brasil.
A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), principal entidade brasileira que agrega as indústrias nacionais e multinacionais que fabricam estes testes, precisa um aumento de até 200% de 26 de dezembro até o dia 04 de janeiro quando comparado com o mesmo período em novembro de 2021.
De acordo com a CBDL, não só os testes para Covid estão sendo buscados, mas, também, os testes “Combo” para a detecção conjunta do vírus Influenza e/ou COVID, uma vez que o país atravessa um surto de H3N2, variante da gripe.
De acordo com Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da CBDL, o aumento inesperado da busca pelos testes rápidos em farmácia deve-se muito à preocupação em saber se é ou não um caso de infecção pelo COVID-19, principalmente por conta da nova variante Ômicron.
“Aliado a isto, por conta da atual epidemia de H3N2, totalmente fora de época, tivemos um aumento totalmente inesperado de busca de testes", diz.
Gouvêa ainda ressalta que o Influenza sempre esteve presente, mas agora, com as novas tecnologias de detecção simultânea em um único teste, é possível saber, de forma diferenciada, se é um caso de infecção por COVID-19 ou pelo vírus da gripe, inclusive H3N2.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na terça-feira (04), o estado registrou 712 novos casos de Covid-19 em 24h e 19 óbitos nas últimas 24h.
De 01 de novembro de 2021 até 04 de janeiro deste ano, a Sesab registrou 1.447 casos de Influenza A, do tipo H3N2 e 881, sendo residentes em Salvador. Os 35 óbitos pela doença, foram registrados em residentes de Salvador (30), Camaçari (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Urandi (1) e Valença (1).