Diante dos novos desastres causados ainda por fortes chuvas na Bahia, o governo do estado convocou, neste sábado (25), o Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), instituição que reúne bombeiros de todo o país para ajudar a população que necessita de resgate. A ação acontece em parceria com o governo federal, além da administração de outros estados.
O apoio federal inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. A base de apoio em Ilhéus, no Sul do estado, conta com o reforço de equipes da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Superintendência Estadual de Defesa Civil (Sudec) e da Polícia Rodoviária Federal, que enviará aeronaves e agentes, segundo informações do governo do estado.
A parceria foi fechada após o governador Rui Costa se reunir com os ministros da Cidadania, João Roma; da Saúde, Marcelo Queiroga; e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; além do secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas; de outros governadores e secretários estaduais e municipais.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, com oito servidores, dois botes e duas caminhonetes, e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, também encaminharam efetivos para a Bahia. Além da base de apoio criada em Ilhéus, a de Itamaraju permanece montada, apoiando os moradores do extremo sul baiano.