Em decorrência das grandes chuvas no estado, mais uma comporta foi aberta na barragem de Pedra do Cavalo, localizada entre os municípios de Governador Mangabeira e Cachoeira, no recôncavo baiano, na terça-feira (14). No total, três comportas estão abertas. 

 

O nível de água da barragem vem subindo desde o início das fortes chuvas, que começaram em Novembro, e atualmente está em 77%. Para controlar a vazão e evitar uma inundação nas comunidades próximas, as comportas foram abertas e ainda não há previsão para o fechamento, já que a previsão é de continuação das chuvas no Verão.

 

De acordo com informações do jornal Correio, as comportas precisam ficar abertas até ser atingido o nível estabelecido na regra operativa, previsto para que se obtenha o volume de espera desejado na barragem, que é a cota 114,50m. Hoje, a barragem está na cota 116,57 m, o que corresponde ao volume total de 4,1 bilhões de metros cúbicos.

 

Apesar de ser uma alternativa para controlar o nível de água, a abertura de comportas não é a primeira opção por apresentar diversos impactos ambientais e socioeconômicos, ainda segundo o Correio. A quantidade de oxigênio e de outros elementos na água, além da quantidade de água nos rios, pode levar à morte dos peixes e comprometimento da mata ciliar. As populações ribeirinhas e pescadores da região também podem ser afetados.