Reaberto no início da manhã desta sexta-feira (17), o gripário do Pau Miúdo registrou até às 17h 195 atendimentos aos pacientes com síndromes gripais. Administrada pela FABAMED - Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, a unidade de tem a capacidade para admitir 300 pacientes por dia. O local funciona em regime 24 horas, sete dias na semana, com 10 leitos de observação e dois de estabilização para o trato de síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid-19 e outros vírus.
O gripário instalado em anexo ao Centro de Saúde Maria Conceição, foi o mais procurado pela população de Salvador nos picos da pandemia da Covid-19 com mais de 35 mil atendimentos. De acordo com o coordenador médico da unidade, Elmar Dourado, os acolhimentos na unidade foram intensos nas primeiras horas da retomada da assistência.
"Registramos um fluxo intenso por pacientes com quadros gripais nas primeiras horas de atendimento do gripário. Essa movimentação reitera a necessidade de manter os cuidados com o uso da máscara, lavagem das mãos e, sobretudo, a imunização", explicou.