A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS recebeu os dados telemáticos do banqueiro Daniel Vorcaro, solicitados pelo colegiado no âmbito da investigação de irregularidades em operações do Banco Master.
O presidente da Comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG) explicou que esses dados sigilosos, como ligações e mensagens de WhatsApp — tão volumosos que a equipe técnica levou sete horas para baixar os arquivos completos — ficarão em uma sala-cofre, onde haverá sete computadores à disposição para consulta dos parlamentares ou de assessores por eles indicados.
Os parlamentares que integram a CPMI terão que acessar a sala sem equipamentos eletrônicos, para evitar suspeita de vazamentos. Haverá detector de metais, câmeras de monitoramento e um livro de registro, com data, hora e motivo do acesso. Ainda de acordo com Viana, a partir desta sexta (13) o acesso à sala-cofre será concedido aos integrantes, inclusive suplentes, e a até um assessor por parlamentar.
Viana pede prorrogação
O presidente da CPMI voltou a cobrar a prorrogação dos trabalhos da comissão, que tem até o próximo dia 28 para ser concluído. Ele anunciou que vai recorrer à Justiça para assegurar a manutenção das investigações.
"Estamos protocolando, no Supremo Tribunal Federal, um mandado de segurança para garantir a prorrogação da CPMI do INSS por pelo menos 120 dias. O mandado de segurança é para assegurar que o requerimento de prorrogação seja recebido e lido, como determina a Constituição, para que esta comissão tenha tempo para concluir as investigações e que o Parlamento possa cumprir o dever de investigar a fraude bilionária que atingiu aposentados e pensionistas de todo o Brasil", disse.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
