AO VIVO
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Operação Gatonet retira 50 toneladas de cabos irregulares na Bahia

Publicada em: 01/02/2026 08:38 -

Cerca de 50 toneladas de cabos de telefonia e internet irreguralres foram removidos pela Neoenergia Coelba em Salvador e outras cidades baianas só nos primeiros 20 dias do ano. A ação faz parte da Operação Gatonet, lançada em 2025 para reduzir o emaranhado de fios que polui visualmente a cidade e aumenta o risco de acidentes. No ano passado, mais de 1 milhão de quilos de cabos foram retirados durante as operações.

O Gatonet, como são chamados os cabos irregulares, provoca transtornos à população e representa perigo de incêndios. Muitos desses fios são projetados para uso interno e não suportam chuva ou sobrecarga. A ação busca diminuir a poluição visual, aumentar a segurança da população e prevenir acidentes, já que a responsabilidade pela manutenção é das operadoras, mas a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva.

Em outubro do ano passado, cerca de 500 quilos de cabos foram removidos da Avenida Sete de Setembro, em Salvador, após inspeção de 90 postes e retirada de 67 caixas clandestinas. Esses equipamentos irregulares não seguem normas técnicas, acumulam riscos e podem causar incêndios na fiação.

Orientação à população

A distribuidora recomenda que clientes contratem apenas empresas autorizadas a compartilhar postes, garantindo análise técnica adequada e segurança na instalação. A Operação Gatonet segue em andamento, com apoio da Prefeitura e das operadoras, para proteger moradores e manter a cidade livre do excesso de cabos irregulares.

 

Foto: Divulgação/Coelba

Por: Metro1 no dia 31 de janeiro de 2026 às 19:00

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...