AO VIVO
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Ex-prefeitos “inflacionam” eleição e candidatos à reeleição na AL-BA projetam “parada dura” em 2026; entenda

Publicada em: 31/01/2026 08:15 -

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias

 

Um dos grandes jargões da política é que “não existe eleição fácil”, mesmo para aqueles já consolidados em seus cargos. Seguindo nessa linha, os deputados estaduais baianos que visam a reeleição projetam um “páreo duro” no pleito de 2026. Segundo os próprios parlamentares, a disputa estaria “inflacionada” pela entrada de fortes candidaturas de ex-prefeitos do interior.

 

Em diversos relatos colhidos pelo Bahia Notícias, legisladores afirmaram que a eleição ficou “mais cara”, muito em razão do lançamento dessas candidaturas com forte base municipalista. Nas conversas, foi destacado que a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi antecipada: alguns gestores, antes mesmo do fim de seus mandatos, já articulavam nomes e apoios para o legislativo estadual.

 

Em conversa reservada com a reportagem, um deputado experiente classificou a situação como “absurda” e defendeu que as articulações antecipadas deveriam ser investigadas. Segundo ele, a campanha de reeleição será uma “parada dura” para quem já ocupa o cargo.

 

“É um completo absurdo o que está acontecendo. Isso não existe. Tinha prefeito e ex-prefeito fazendo campanha ostensiva já em 2023”, desabafou o parlamentar.

 

Nesta quarta-feira (28), em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da rádio Antena 1 Salvador, a presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), também apontou o aumento dos custos de campanha e a complexidade logística como alguns dos principais desafios para a eleição deste ano. Além disso, a parlamentar observou que há uma fragmentação do apoio político nas cidades, ampliando a concorrência entre os candidatos.

 

“A Bahia é muito grande, a eleição é cara. Às vezes você passa um dia inteiro dentro de um carro ou precisa ir de avião. (...) Hoje o voto se divide muito. Não é mais um prefeito votando em um deputado estadual e um federal. São dois, três deputados estaduais, três federais”, afirmou

 

O MAPA

O Bahia Notícias contabilizou ao menos 15 ex-prefeitos já confirmados na disputa por uma vaga na AL-BA. Os nomes abrangem desde a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo até o Sertão do São Francisco, passando pelo Oeste e o Extremo Sul, alcançando os “quatro cantos do estado”.

 

Confira os ex-prefeitos confirmados até aqui:

  • Carlinhos Sobral (MDB) – Coronel João Sá
  • Dr. Marcelo Emerenciano (Avante) – Cocos
  • Dr. Pitágoras (PP) – Candeias
  • Elinaldo Araújo (União) – Camaçari
  • Júlio Pinheiro (PT) – Amargosa
  • Juvenilson Passos (PT) – Sento Sé
  • Léo de Neco (Avante) – Gandu
  • Luciano Pinheiro (PDT) – Euclides da Cunha
  • Luizinho Sobral (PP) – Irecê
  • Marão (PSD) – Ilhéus
  • Quinho (PSD) – Belo Campo
  • Rodrigo Hagge (MDB) – Itapetinga
  • Silva Neto (PDT) – Araci
  • Thiancle Araújo (PSD) – Castro Alves
  • Thiago Gileno (PSD) – Ponto Novo

 

Além destes, há a possibilidade de o prefeito João de Furão (PSD), atualmente no mandato em Conceição da Feira, também disputar o cargo. Outro fator que aumenta a concorrência é a presença de parentes de gestores influentes, como:

  • Jânio Júnior: Filho de Jânio Natal (PL), prefeito de Porto Seguro;
  • Andrea Castro: Esposa de Augusto Castro (PSD), prefeito de Itabuna;
  • Wagner Alves: Marido de Sheila Lemos (União), prefeita de Vitória da Conquista.

 

EX-PREFEITOS NA AL-BA
Atualmente, a AL-BA já conta com 11 deputados estaduais que já foram chefes do Executivo municipal. Nessa lista, destaca-se a força do PSD, legenda que detém o maior número de prefeituras na Bahia e a segunda maior bancada da Casa, o que sinaliza uma disputa interna intensa na sigla.

 

Veja os atuais deputados que já foram prefeitos:

1.    Cafu Barreto (PSD) – Ibititá

2.    Cláudia Oliveira (PSD) – Porto Seguro

3.    Eduardo Alencar (PSD) – Simões Filho

4.    Luciano Ribeiro (União) – Caculé

5.    Manuel Rocha (União) – Coribe

6.    Marcone Amaral (PSD) – Itajuípe

7.    Patrick Lopes (Avante) – Jitaúna

8.    Ricardo Rodrigues (PSD) – Lapão

9.    Robinho (União) – Nova Viçosa

10.                   Rogério Andrade (MDB) – Santo Antônio de Jesus

11.                   Zé Raimundo (PT) – Vitória da Conquista

 

O ex-presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), chegou a ser eleito prefeito de Campo Formoso em 2012. Contudo, ele renunciou o mandato em dezembro do mesmo ano, não chegando a assumir o cargo.

 

 

Por Bahia Notícias

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...