Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou gratidão pela recepção calorosa que recebeu em Salvador durante evento realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), na quarta-feira (5), ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A visita integra uma série de atividades diplomáticas e culturais voltadas ao fortalecimento da cooperação entre França, Brasil e países africanos.
“Quero agradecer todos os jovens que estão aqui e os prefeitos eleitos da França e do Brasil. É um privilégio sentir esse calor, esse acolhimento que tivemos toda essa tarde. Eu não tenho palavras para exprimir o meu sentimento de tão bem que eu fui recebido aqui hoje”, declarou Macron, emocionado com a recepção do público baiano.
Durante o discurso, o presidente francês destacou a importância do encontro para a construção de uma nova etapa nas relações entre os três continentes. “A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para aumentar essa relação e mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou, em referência ao intercâmbio entre França, Brasil e África.
Macron também ressaltou que a iniciativa faz parte de um esforço conjunto com o presidente Lula para consolidar uma “reinvenção das relações” entre os países. “É a mesma reinvenção que vivemos com o presidente Lula entre o Brasil e a França, com essa temporada cruzada”, disse, agradecendo ainda o trabalho dos representantes diplomáticos envolvidos no projeto.
Encerrando sua fala, o líder francês incentivou os participantes do fórum que integra o evento a manterem o diálogo e a colaboração internacional. “No fundo desse fórum, todas as discussões que vocês vão ter aqui durante esse evento, continuem este trabalho, continuem”, concluiu.
O evento foi encerrado com show de Carlinhos Brown, Larissa Luz e Lazzo Matumbi, após um fórum com representantes da juventude francesa, brasileira e africana, além da presença da poeta e acadêmica Leda Maria Martins, quando foram debatidas questões ambientais, sociais e históricas que unem as três regiões.
Por Bahia Notícias
