Foto: José Cruz / Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo federal que atua para rejeitar o regime de urgência do projeto de anistia e colocar em votação uma proposta alternativa para reduzir penas.
Segundo interlocutores, Motta afirmou em conversas reservadas que o texto em discussão poderia diminuir em até oito anos a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por participação em trama golpista.
A proposta prevê a redução das penas relacionadas aos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe, além de estabelecer que as sanções aplicadas para ambos não possam ser somadas.
Apesar da articulação, a alternativa de Motta tem sido recebida com ceticismo por ministros do STF e integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é de que o presidente da Câmara pode não conseguir evitar a votação do projeto de anistia em regime de urgência, prevista para esta quarta-feira (17).
As informações são do Metrópoles.
Por Bahia Notícias