Foto: Divulgação/San Lorenzo

 

O San Lorenzo, clube pelo qual o Papa Francisco sempre demonstrou enorme paixão, divulgou uma nota de pesar na manhã desta segunda-feira (21) para lamentar a morte do pontífice, ocorrida aos 88 anos. 

 

“De Jorge Mario Bergoglio para Francisco, houve algo que nunca mudou: o seu amor pelo Ciclón”, destacou o comunicado. O clube lembrou que o papa era sócio número 88.235 e que sua relação com o San Lorenzo atravessou as fases da vida: torcedor desde a infância, padre, cardeal e Papa. Veja a nota completa abaixo: 

  

"Nunca foi mais um e sempre foi um dos nossos. Corvo de menino e de homem... Corvo como sacerdote e cardeal... Corvo também como Papa...


Sempre transmitiu sua paixão pelo Ciclón: quando ia ao Velho Gasômetro ver a equipe de 46, quando confirmava Angelito Correa na capela da Cidade Desportiva, quando recebia as visitas azulgranas no Vaticano sempre com felicidade total... Sócio número 88235.


De Jorge Mario Bergoglio para Francisco, houve algo que nunca mudou: o seu amor pelo Ciclón.


Envolvidos em profunda dor, desde #SanLorenzo hoje dizemos a Francisco: Adeus, obrigado e até sempre! Estaremos juntos para a eternidade!"

 

Nascido no bairro de Flores, em Buenos Aires, Francisco herdou a paixão do pai, Mario Giuseppe, ex-jogador de basquete do clube. Frequentava os jogos desde criança e costumava lembrar com carinho do título argentino de 1946, que acompanhou aos 10 anos. Em carta enviada ao clube após ser escolhido Papa, recordou: “Aquele gol de Pontoni!”.

 

O vínculo com o San Lorenzo foi reafirmado em 2013, quando a equipe o homenageou com uma camisa especial após sua nomeação. No mesmo ano, o clube conquistou o Torneio Apertura e, em 2014, ergueu pela primeira vez a taça da Copa Libertadores. O troféu foi levado até o Vaticano para uma audiência especial com Francisco.

 

Durante seu papado, Francisco também viu a seleção argentina encerrar longos jejuns. A Albiceleste venceu a Copa América em 2021 e, no ano seguinte, conquistou o tricampeonato mundial no Catar, comandada por Lionel Messi.

 

O velório do Papa será realizado na Basílica de São Pedro, seguido pelo funeral na Praça de São Pedro, segundo informou o Vaticano.

 

Por Bahia Notícias