
Na manhã da última segunda-feira (14), o Núcleo Territorial de Educação do Território Piemonte do Paraguaçu (NTE 14) realizou, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Itaberaba, a cerimônia de posse de oito professores aprovados no concurso público de 2022. Esta é a quinta convocação desde a divulgação dos resultados do certame.
Os docentes nomeados atuarão nas disciplinas de Língua Portuguesa, Química e Geografia, suprindo demandas em colégios de diversas cidades do Território do Piemonte do Paraguaçu. Durante o evento, marcado por discursos emocionados, servidores do NTE14 destacaram a importância da chegada desses profissionais para a melhoria da qualidade do ensino na região.
O último concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos nos 27 Núcleos Territoriais de Educação, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. Foram ofertadas 2.113 vagas, sendo 1.806 para professores, 289 para o cargo de coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena. Dos 4.923 habilitados no concurso, todos já foram convocados. Com as novas nomeações em outros territórios, já foram chamados mais de 4.300 profissionais da Educação.
Uma das candidatas nomeadas na última segunda-feira foi a professora de Língua Portuguesa, Jeane Lima Freire. Ela conta emocionada como foi a superação de cada etapa, deste a realização da prova, a expectativa pelo resultado e a espera pela convocação. “Sofri uma queda no dia do concurso e levei um tombo na cabeça. Estava chovendo e eu cheguei no local da prova toda molhada e com vários ferimentos”.
Jeane afirma que fez a prova e aguardou todas as outras etapas com fé, mesmo com a desconfiança de familiares e amigos.
“Quando me falavam ‘estuda pra outro concurso’, eu dizia ‘vou ser convocada, nomeada e vou poder dar uma vida melhor pra minha mãe’”.
Assim como Jeane, outros professores compartilharam sobre o caminho que trilharam até a realização do sonho da nomeação.
A iniciativa da convocação integra os esforços do Governo da Bahia, da Secretaria da Educação do Estado e do NTE14 em garantir a valorização dos professores, o fortalecimento da rede pública de educação e a qualidade do ensino. As informações são de assessoria.