O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirma ter completado, neste domingo (13), mais de 100 horas em greve de fome dentro da Câmara dos Deputados, em protesto contra o processo de cassação de seu mandato. A medida extrema teve início na última quarta-feira (10), após o Conselho de Ética da Casa aprovar, por 15 votos a 3, a recomendação de sua cassação.

Em publicação nas redes sociais nesta manhã, Glauber afirmou estar há “103 horas” sem se alimentar e reforçou o tom de resistência: “Decidi quando começar, mas não sei quando vou parar. Essa resposta cabe a quem tentou me calar”. Desde o início da greve, o parlamentar tem dormido no chão do plenário onde ocorreu a votação que o colocou no centro do processo disciplinar.

No sábado (12), Glauber recebeu a visita de figuras do governo e da base aliada, como a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias. Em vídeo publicado nas redes sociais, Gleisi aparece abraçando o deputado com a legenda “Fique firme na luta”. Segundo o PSOL, a ministra classificou a decisão do Conselho de Ética como “injusta e desproporcional”.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 14 de abril de 2025 às 08:02

Atualizado: no dia 14 de abril de 2025 às 08:41