Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O dólar voltou a bater os R$ 6, nesta terça-feira (8), após a Casa Branca, dos Estados Unidos, confirmar a cobrança de uma tarifa extra de 50% sobre todas as importações chinesas que chegam ao país. A ação do presidente Donald Trump ocorre após a China anunciar uma retaliação ao “tarifaço” do país norte-americano. 

 

Assim, a taxa aos produtos chineses, que era de 34%, agora sofreram uma sobretaxa de mais 50%. A cobrança dessas tarifas começará na quarta-feira (9), segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. Somando todas as tarifas aplicadas, os produtos que chegam do país asiático serão taxados em 104%.

 

Segundo informações do g1, a movimentação incentivou o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, também inverteu o sinal e passou a operar em baixa. Em meio os embates comerciais de Trump, a China garantiu, na madrugada desta terça (8), não vai voltar atrás e que está pronta para seguir respondendo aos aumentos tarifários. Mesmo assim, o país considera que "em uma guerra comercial, não há vencedores".

 

O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou nesta terça que os EUA estão priorizando seus aliados e parceiros comerciais, como o Japão e a Coreia, nas possíveis negociações para diminuir as tarifas.

Por Bahia Notícias