O Banco Central (BC) anunciou a implementação de novas funcionalidades no sistema de transferências Pix, com datas previstas para o lançamento de três ferramentas: Pix parcelado (setembro de 2025), Pix em garantia (2026) e autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (1º de outubro de 2025). O objetivo é ampliar as opções de uso e segurança do sistema de pagamentos instantâneos.

O Pix parcelado permitirá que os usuários dividam o pagamento de transações, com juros semelhantes aos do cartão de crédito, beneficiando principalmente o varejo e pessoas sem acesso a parcelamentos tradicionais. O **Pix em garantia** ajudará empresas a usarem seus recebíveis futuros como garantia para obter crédito, facilitando o acesso a linhas de crédito mais baratas. No entanto, o lançamento dessa funcionalidade ocorrerá apenas em 2026, devido à necessidade de uma infraestrutura mais avançada.

Além disso, o BC introduziu a modernização do Mecanismo Especial de Devolução (MED) , que agora permitirá que os usuários contestem fraudes e erros de forma digital, agilizando o processo de devolução de valores. Também foi implementada uma mudança nos comprovantes de Pix, com a inclusão de ícones distintos para agendamentos e pagamentos concluídos, visando combater fraudes como o golpe do falso comprovante.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de abril de 2025 às 07:04